Sobre nós

A Quinta da Malveira é desde meados do século passado uma exploração agrícola de referência na região de Aljezur. Os Aljezurenses mais antigos referem-se a ela por “A Quinta” e quase sempre fazem questão de relembrar o seu antigo dono, Sr. Vieira, distinto pela sua generosidade e simpatia. A exploração agrícola foi no decorrer do século XX caracterizada pela actividade silvopastoril, pela sua cortiça de reconhecida qualidade e sobretudo pelas hortas do vale verde, ricas em água e fertilidade, actividades estas que davam sustento às gentes da terra.

sob_1
IMG_6739
logo_bio


Os agricultores Jennifer e João

Ambos partilhamos a paixão pela sustentabilidade em geral e regeneração/restauro de paisagens naturais. Produzir alimentos de acordo com os princípios da agroecologia foi um dos caminhos que escolhemos para unir esta paixão com uma profissão, possibilitando-nos viver e trabalhar a tempo inteiro ao ar livre.

Os nossos objectivos

A captura e conservação de água, a fertilidade do solo e biodiversidade são os principais pilares de acção a longo prazo para a Quinta da Malveira.

A actual situação de desertificação e a escassez de água nas regiões do Algarve e Alentejo enfatizam mais ainda a urgência deste trabalho, não apenas para a nossa exploração mas também enquanto desígnio comum para toda a região - um problema claramente subvalorizado pelos decisores políticos e sociedade civil em geral.

Acreditamos que a produção de recursos naturais para utilização humana - alimentos, madeiras, fibras, óleos e plantas medicinais - têm que estar forçosamente aliadas à manutenção e melhoramento das bacias hidrográficas e ecossistemas.

Queremos demarcar a Quinta da Malveira pela biodiversidade e abundância de recursos naturais aliando a isso actividades comerciais diversas de pequena-escala, sustentáveis ao nível financeiro, ecológico e social.

Para nós estes são objectivos de longo prazo que representam muitos anos de trabalho e aprendizagem pela frente. A produção e revenda de hortícolas e fruta em modo de produção biológico e a produção de ovos são três actividades que neste momento suportam parte do investimento na exploração.

Produção hortícola bio

Produzimos de acordo com princípios naturais pois os riscos de poluição ambiental são praticamente nulos e não estamos dependentes de produtos químicos de síntese artificial e uso de sementes geneticamente modificadas. Estas são práticas que não apoiamos.

Produzimos alimentos equilibrados em nutrientes e ricos em sabor, para nós e para a nossa comunidade local ao mesmo tempo aplicando metodologias mais sustentáveis comparativamente a metodologias convencionais.

A nossa produção hortícola é controlada e certificada pela Certiplanet desde 2015.